Procedimento regido pelos artigos 66 a 69 do Regimento Geral de Pós-Graduação .
A solicitação de banca deve ser feita no sistema AcademicoPG. Para o preenchimento, alguns pontos devem ser considerados:
1. Os títulos das dissertações e teses preenchidos na nomeação das respectivas bancas, deverão constar com letras minúsculas, sendo apenas a primeira letra do título em letra maiúscula, bem como nomes próprios.
Exemplo: Características da espécie de vegetação coletada na Floresta Amazônica
2. Caso haja nomes de espécies ou nomes científicos, utilizar o itálico e apenas a primeira letra maiúscula.
Exemplo: Características da espécie de vegetação coletada na Floresta Amazônica Bertholletia excelsa
3. Não finalizar o título com ponto final ou outro caractere.
Atenção: Caso não seja encaminhado neste formato, a banca será devolvida para correção.
Se na seleção dos membros que comporão a banca não for localizado algum pesquisador, este deverá ser cadastrado. Para tal, pedimos envie para a secretaria de seu Programa os seguintes dados:
– Nome do pesquisador * ;
– CPF dos pesquisador * ;
– Email do pesquisador;
– Titulação *;
– Instituição de vínculo * ;
– Endereço do Lattes;
(* itens obrigatórios)Orientações para entrega da dissertação
A entrega dos trabalhos finais de dissertação/tese é feita exclusivamente pelo Sistema Academicopg.
Instruções para o envio:
Importante: A PPG não se responsabiliza pela conferência nem pela formatação do trabalho encaminhado pelo estudante e aprovado pelo seu orientador. A responsabilidade pela conformidade do trabalho com as normas estabelecidas é do estudante, que deve garantir a integridade e que o documento esteja completo e correto antes da submissão.
Tanto para o PIBIC quanto para o BIC-Jr, a submissão da inscrição é feita exclusivamente pelo docente candidato a orientador. A posterior seleção de bolsistas é feita pelo orientador contemplado, de acordo com o Edital das bolsas, que é aberto uma vez ao ano. Todas as informações a respeito dos Editais são divulgadas no Instagram da Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação (@dpq_florestal). A realização da inscrição on-line e a verificação e conferência de toda documentação exigida é de total responsabilidade do orientador.
Conforme estabelece o art. 52 a 54 do Regimento Geral de Programas de Pós Graduação da UFV poderão ser aproveitados até 50% dos créditos exigidos pelo Programa com disciplinas cursadas em outras instituições de ensino, atendidas as condições:
– Apenas disciplinas com nota iguais ou superiores a 75 (setenta e cinco)ou com conceito equivalente poderão ser aproveitadas;
– Não poderão ser aproveitados créditos de disciplinas de cursos de Pós Graduação Lato Sensu;
Não há limite para aproveitamento de créditos em disciplinas cursadas na UFV, dentro do mesmo Programa e nível.
A solicitação é feita via processo sendo necessários os documentos:
– Formulário de solicitação preenchido e assinado por aluno e orientador (favor utilizar assinatura govbr);
– Histórico escolar;
– Programa(s) analítico(s) da(s) disciplina(s) solicitada(s);
– Plano de estudos prevendo o aproveitamento da(s) disciplina(s);
Assim que fizerem o plano de estudos com a previsão do aproveitamento, gerem o pdf do plano para enviar junto aos outros documentos para a secretaria de seu Programa para que seja aberto processo de aproveitamento. Ao final, lembre-se de encaminhar o pedido de plano de estudos para aprovação.